Photo by Tobias Fischer on Unsplash (https://unsplash.com/photos/PkbZahEG2Ng)

Repositório de dados de pesquisa (Cultura de compartilhamento de dados)

Estamos cercados de dados. A cada passo que damos, a cada experimento que realizamos, geramos uma quantidade de dados que não nos damos conta de processar tudo. Esses dados podem ser valiosos para o avanço da ciência, mas muitas vezes ficam esquecidos em nossos computadores ou armazenados em formatos inadequados. Como podemos aproveitar melhor o potencial dos dados que produzimos e compartilhá-los com a comunidade científica?

A resposta é: repositório de dados.

Um repositório de dados é um espaço online onde os pesquisadores podem depositar, preservar, acessar e reutilizar os dados gerados em suas pesquisas. Um repositório de dados oferece diversas vantagens, tais como:

Aumentar a visibilidade e o impacto da sua pesquisa, pois os dados ficam disponíveis para outros pesquisadores que podem citá-los, analisá-los ou integrá-los em novos estudos.

Garantir a qualidade e a integridade dos seus dados, pois os repositórios seguem padrões e normas para garantir a sua documentação, curadoria e preservação.

Facilitar o cumprimento das exigências de financiadores e editores, pois muitos deles requerem ou incentivam o depósito dos dados em repositórios abertos e confiáveis.

Contribuir para a ciência aberta e colaborativa, pois os repositórios promovem o acesso livre e equitativo aos dados, estimulando a transparência, a reprodutibilidade e a inovação científica.

Alguns exemplos de repositórios de dados

Existem diversos repositórios de dados disponíveis na internet, que atendem a diferentes áreas do conhecimento, tipos de dados e necessidades dos pesquisadores. Alguns exemplos são:

Zenodo

Um repositório multidisciplinar que permite o depósito de qualquer tipo de dado, desde planilhas até imagens e vídeos.

Dryad

Um repositório especializado em dados relacionados às ciências da vida, como biologia, ecologia e medicina.

Figshare

Um repositório que aceita diversos formatos de dados, incluindo figuras, tabelas, gráficos e apresentações.

Dataverse Project

Uma plataforma que permite criar e gerenciar repositórios personalizados para cada projeto ou instituição.

REDU

Repositório de dados da Unicamp, baseado no Dataverse.

Onde depositar meus dados?

Caso possa escolher onde depositar seus dados, você deve levar em consideração alguns aspectos na hora de escolher o repositório mais adequado para os seus dados;

Política de acesso e licenciamento dos dados Você deve verificar se o repositório permite que você escolha como os seus dados serão disponibilizados (públicos, restritos ou embargados) e sob quais condições (licenças Creative Commons ou outras).
Política de preservação e permanência dos dados Você deve verificar se o repositório garante que os seus dados serão preservados por um período adequado (geralmente 10 anos ou mais) e se eles terão um identificador persistente (como DOI ou Handle) que facilita a sua localização e citação.
Compatibilidade com os padrões da sua área Você deve verificar se o repositório segue as recomendações da sua comunidade científica para a descrição, formatação e organização dos dados.

Onde saber mais

Se você quer saber mais sobre repositório de dados e a cultura de compartilhamento de dados científicos, eu recomendo que você dê uma olhada nestas duas sugestões. Aqui uma busca no Google pode te ajudar ou mesmo usar um sistema de NLP com o seguinte prompt ("O que você sabe sobre a cultura de compartilhamento de dados científicos e como ela é integrada aos princípios FAIR"):

Research Data Alliance

Uma organização internacional que promove o desenvolvimento de infraestruturas, normas e boas práticas para o compartilhamento de dados.

FAIR Data Principles

Um conjunto de princípios que orientam como os dados devem ser tornados Findable (Encontráveis), Accessible (Acessíveis), Interoperable (Interoperáveis) e Reusable (Reutilizáveis).

Parte legal do compartilhamento

A cultura de compartilhamento de dados científicos também envolve aspectos éticos e legais, como a proteção da privacidade dos indivíduos envolvidos nos estudos e o respeito às políticas de propriedade intelectual. Além disso, a colaboração e a comunicação entre pesquisadores desempenham um papel fundamental na promoção dessa cultura, incentivando a troca de conhecimento e a construção de comunidades científicas mais fortes.

No Brasil a legislação que regula as atividades de tratamento de dados pessoais, tal como o compartilhamento dos dados, é regida pela Lei Geral de Proteção dos Dados, nº 13.709/2018. Ela também altera os artigos 7º e 16 do Marco Civil da Internet.

Creative Commons License
Palestra REDU 2023 by Marcelo Brandão | Claudia Bauzer Medeiros is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Photo by Tobias Fischer on Unsplash