Laboratório de Biologia Integrativa e Sistêmica

Bioinformática: Ciência ou Ferramenta?

 

O tema deste mês é Bioinformática: Ciência ou Ferramenta? Quem nunca passou pela situação de ouvir "Ele não fez nada, só um script de análise que rodou em 2 minutos!" Com a explosão de experimentos em larga-escala a aplicação de análises computacionais em trabalhos biológicos tornou-se corriqueira. Plataformas que facilitam a interação do usuário, como Galaxy ou Geneious, popularizam abordagens em bioinformática mesmo entre cientistas que não possuem domínio sobre a esfera eletrônica. Tal transformação deste campo científico traz consigo um importante questionamento para pesquisadores atuais: A bioinformática, por sua definição, ainda é um campo interdisciplinar da ciência ou tornou-se uma ferramenta para dar suporte aos demais projetos em ciências da vida?

 O LaBIS Meeting foi realizado no dia 19/05/21 às 14:00 através da plataforma Google Meeting. 

Photo by Jason Strull on Unsplash  

Proteção de dados: quem é o dono das minhas informações?

Qual o seu nível de preocupação com a proteção dos seus dados? Você sabe onde estão e quem tem acesso à suas informações?

Neste mês o LaBIS Meeting vai discutir sobre como e onde seus dados são realmente seus. Diante dos problemas com uso irrestrito de informações de usuários, como os do Facebook, por diversas empresas, um novo cenário com discussões sobre o controle de dados ganhou força: como e por quem devem ser feitos? Dentre as possíveis soluções está a criação de coalizões de dados. Nesta edição do LaBIS Meeting vamos discutir essa possível forma de proteção de informações. Qual o seu nível de preocupação com a proteção dos seus dados pessoais?

O LaBIS Meeting foi realizado em 14/04/21 às 14:00 através da plataforma Google Meeting.

 

Leia mais:Proteção de dados: quem é o dono das minhas informações?

Genômica Comparativa e o transporte / processamento de xilobiose em fungos

Esta semana teremos mais uma edição do LaBIS Meeting!

Um fórum para discussão de ciência, vida acadêmica e brainstorming. A apresentação desta semana está a cargo do Doutorando do programa de Genética e Biologia Molecular Felipe Ciamponi com o tema Genômica Comparativa e o transporte/processamento de xilobiose em fungos.
O LaBIS meeting será nesta terça feira (26/03) das 14:00 às 15:00 no auditório do CBMEG.
Estão todos convidados.

Bioinformática: O Motor das novas revoluções científicas?

Estamos vivenciando um momento onde os Cientistas são cobrados por respostas rápidas e precisas. O desenvolvimento de técnicas modernas na área da bioquímicas e de biologia molecular está sendo, cada vez mais, impulsionado pela aplicação de abordagens computacionais. A Bioinformática tem sido o ponto acelerador para novas descobertas nestas áreas. 

Recentemente um artigo publicado na revista Nature (Nature 591, 30-33 (2021)  ) intitulado “Want to track pandemic variants faster? Fix the bioinformatics bottleneck” apresenta a ideia de que deve-se aumentar os investimentos financeiros e em mão de obra especializada em Bioinformática para acelerar as novas descobertas sobre as variantes e bioquímica do SARS-COV2. Mas esta ideia pode ser ampliada para diversos outros objetivos científicos relevantes para a humanidade tais como: melhores culturas agrícolas, medicamentos mais específicos e a análise da biodiversidade são apenas alguns exemplos.

 

Saiba mais Bioinformática: O Motor das novas revoluções científicas?